segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DOS SOLOS




A análise granulométrica dos solos é o processo que visa determinar em quantidade percentual a distribuição por tamanho das partículas que constituem o solo. 

Quando as partículas são maiores que 0,075 mm (areias, cascalhos, calhaus ou blocos) usa-se o método de PENEIRAÇÃO, onde o solo é obrigado a passar por uma série de peneiros de malha quadrada e cada vez mais apertada. O material retido num peneiro representa a fracção do solo com dimensão superior à da malha desse peneiro, mas inferior à do peneiro precedente.

Quando as partículas são inferiores que 0,075 mm (colóides, argilas ou siltes) usa-se o método de SEDIMENTAÇÃO que consiste em misturar as partículas passadas no peneiro de abertura de 0,075 mm (n. 200) com água destilada ou desmineralizada e em seguida observar o processo de sedimentação das partículas de acordo com a Lei de Stocks. (ASTM D 422 - 63, 1998; BS 5930, 2010; LNEC E 195, 1966)

Nota: a Lei de Stocks diz que a velocidade de sedimentação de uma partícula esférica num fluxo laminar é inversamente proporcional a viscosidade. Isto significa que durante o processo sedimentação o sistema deve ser submetido à um regime de fluxo laminar.


Sem comentários:

Enviar um comentário