quarta-feira, 12 de novembro de 2014

EXPOSIÇÃO DE ROCHAS, MINERAIS E MODELOS CRISTALOGRÁFICOS




Docente


 A Geologia é uma disciplina que se destina aos alunos que pretendam seguir Ciências da Terra e Engenharias. Esta disciplina constitui uma componente importante do programa curricular do Ensino Universitário preparando os estudantes numa área em que é de grande interesse do ponto económico. Proporciona conhecimentos que permitam aos estudantes a interpretação dos fenómenos geológicos e a conscientização da importância dos recursos minerais estimulando o respeito pela natureza.

 O presente trabalho está inserido no âmbito
do programa curricular do 1º e 2o Anos do Ensino Superior nas disciplinas de Geologia e Mineralogia. Esse projeto visa a conciliação do conteúdo teórico e prático das disciplinas em causa, bem como promover o interesse pela Geologia, uma vez que Angola é um país detentor de vários recursos minerais.
Nesse sentido uma das principais actividades é a recolha, organização, descrição e classificação de minerais e rochas e a posterior, a elaboração de actividades educativas, tendo como um dos fundamentos o conhecimento da importância das rochas, minerais e cristais, bem como, a conscientização sobre a conservação dos recursos naturais. Essa etapa do trabalho consiste na elaboração do presente documento, feitura de uma palestra sobre a importância do acervo geológico de Angola e a exposição de rochas, minerais, modelos cristalográficos e estruturas atômicas como o ponto alto do projecto de uma forma a despertar atenção e a curiosidade dos visitantes, pois toda a amostra deverá ser exposta a fim de que o conhecimento esteja à disposição de todos os interessados, e com isso auxiliar na difusão da Ciência. Além disso, está sendo feito um catálogo com o acervo dos mesmos, que consiste num cadastro com informações técnicas das amostras, tais como: origem, composição, ocorrência em Angola, aplicação, etc. Estas amostras e informações estarão disponíveis no laboratório de geologia, que serão utilizadas como suporte para acções de ensino e aprendizagem. Dessa forma, poderá se contribuir para que o laboratório tenha motivos de interesse e que possa constituir a pequena de outras iniciais pedagógicas que surgirão no futuro.

Realçar que no âmbito da disciplina de Mineralogia os estudantes, com a orientação do professor, tiveram o privilégio de criar os seus próprios modelos cristalográficos feitos em cartolina, bem como a criação de estruturas cristalinas com o uso de plasticina e palitos e outros materiais para as aulas práticas e a posterior, selecionar os melhores modelos para a exposição e inserção no laboratório.